CARREGANDO...

Ética e Tecnologia

Ética e tecnologia são dois temas muito conectados e presentes na forma com que nós conduzimos nossas atividades como indivíduos, empresas e sociedade.

Felipe Mello Por Felipe Mello | 4 de outubro de 2019
Categoria: Sem categoria

Ética e tecnologia são dois temas muito conectados e presentes na forma com que nós conduzimos nossas atividades como indivíduos, empresas e sociedade.

A ética pode ser explicada resumidamente como a conduta guiada pelos nossos valores e princípios coletivos.

Por sua vez, a tecnologia traz novas formas ou formas mais eficientes na condução de nossas atividades.

Essa conexão é visível também no mundo corporativo. Algumas empresas chegam a destacar em seus valores e missões a importância da inovação tecnológica.

Como profissional de ética e compliance, eu analiso o uso de uma nova tecnologia da mesma forma que um novo processo ou um novo negócio.

É necessário entender igualmente seus benefícios e riscos, incluindo os riscos éticos.

Ora, se uma nova tecnologia aumenta, por exemplo, a capacidade de produção de uma planta de beneficiamento sem um aumento proporcional de custo, é inegável seu valor como instrumento de eficiência.

Entretanto, eu acredito que, da mesma forma, os possíveis impactos na saúde e na segurança dos empregados envolvidos no processo de produção devam ser considerados. Os possíveis impactos ambientais advindos de seus resíduos também. E assim por diante, de acordo com os valores da empresa, é crucial medir as consequências para as comunidades e partes relacionadas.

Os profissionais de ética e compliance também devem investir e fazer uso de novas tecnologias para influenciar o comportamento desejado em suas empresas. Digo isso de forma ampla, desde os aspectos envolvendo governança, gestão de riscos, políticas e procedimentos, treinamentos e monitoramento.

O tempo passa e a tecnologia nos ajuda cada dia a sermos melhores. A ética nos ensina a fazermos o uso adequado dessas novas tecnologias, ampliando o escopo de análise e decisão de implantação para além dos aspectos meramente técnicos e operacionais. Por outras palavras, a tomada de decisão quanto à adoção de novas tecnologias deve levar em conta os riscos éticos delas derivados.

Posts Relacionados